quarta-feira, 29 de junho de 2011

TOP 2 - Billie Jean


Quando você escuta a bateria introduzindo o baixo e depois a voz de Michael, você sabe que "Billie Jean" começou, e essa é sempre a musica mais esperada nos shows de Jackson, porque foi com "Billie Jean" que Michael Jackson ganhou o título de Rei do Pop.
 Em 1981, Michael estava no estúdio e começou a compor e escrever "Billie Jean". O cantor teve a ajuda do produtor Quincy Jones ( que também produziu o álbum "Thriller") para finalizar a musica, porem ela foi mixada milhares de vezes para chegar até a versão que conhecemos hoje. Michael estava super satisfeito com a musica e queria que ela fizesse parte do repertório de "Thriller" foi então que uma opinião contrária começou uma discussão nos estúdios. O produtor Quincy Jones, falava que "Billie Jean" era uma musica muito fraca perto das outras que estavam em projeto para corporar o disco, já Michael queria a canção no álbum e ainda como primeiro single. 
 Perto já da data de lançamento, Michael e Quincy não entraram em um acordo então a gravadora resolveu agir e lançou "The Girl Is Mine" (uma parceiria de Michael Jackson com Paul McCartney) para as rádios americanas. Em 1982, Michael ignorou a opinião do seu produtor e lançou "Billie Jean" como segundo single de "Thriller". A musica obteve um desempenho totalmente contrária a opinião de Quincy Jones, chegando a primeira posição da Billboard Hot 100, e com isso o álbum "Thriller" teve uma estréia espetacular, vendendo mais de 1 milhão de copias só na primeira semana. 
 "Billie Jean" já era um sucesso nas rádios americanas, e estava voando baixo em vários países do mundo, foi então que Jackson resolveu fazer o vídeo clipe. Michael chamou o diretor Steve Barron e lhe deu o conceito que ele queria e a magia começou a ser feita. O vídeo mostra Michael fugindo de paparazzi para encontrar com uma garota cuja a identidade não pode ser revelada. Enquanto Michael anda pela cidade, a luzes vão surgindo no piso enquanto ele dança e mostra os seus movimentos.
 O clipe foi lançado no final de 1982, todos comentavam a mudança fisiológica que Michael mostra durante o vídeo clipe, comparando seus antigos vídeo clipes. "Billie Jean" quebrou as barreiras do preconceito racial, quando foi transmitido pela primeira vez na MTV, se tornando assim o primeiro vídeo clipe de um artista negro a passar no canal americano.




Em 1983, um convite inusitado de Berry Gordy, dono da gravadora Montown. Ele estava organizando um super espetáculo com os maiores cantores que passaram pela gravadora em comemoração as seus 25 anos de existência. Musicos como Marvin Gaye, Stevie Wonder estariam presentes performando no palco e o evento teria transmissão ao vivo na televisão, seria algo grande.
 Berry Gordy fazia questão com os irmãos Jackson estivessem no palco para celebrar essa data tão importante para a gravadora, mas Michael não queria. O cantor não queria comparecer a televisão por achar isso um apelo para se promover, então Berry Gordy teve que tomar uma providencia. 
 O dono da Montown foi até o estúdio onde Michael ensaiava algumas musicas. Berry disse a Michael que se não fosse por ele, Michael não seria nada naquela época e que ele devia isso para a gravadora. Michael pensou bem no caso e disse que só aceitaria se fizesse uma apresentação solo, Berry aceitou a proposta.
 Os 25 da Montown foi o maior evento da musica negra que já existiu. Artistas consagrados cantando os maiores sucessos dos anos 60, 70 e 80. Os Jacksons entraram no palco e o publico foi a loucura de ver os irmãos de volta no palco, porem depois de "I'll Be There", os Jacksons saíram e deixaram Michael sozinho no palco. Foi então que ele retirou um chapéu, se posicionou no meio do palco e começou a cantar "Billie Jean".
 A platéia estava de boca aberta vendo Michael sozinho no palco dançando e cantando "Billie Jean", até que na quebra da musica, o cantor começa a andar para traz como se estivesse andando na lua. Isso chocou a todos que estavam no teatro assistindo e a todos que estavam em casa acompanhando pela televisão.
 Michael acabava de fazer o Backslide, onde o pé desliza no chão para trás, dando uma sensação de estar andando na lua. E foi assim que apelidaram o passo "MoonWalk" porque a imprensa publicava que Michael andou como se estivesse na lua enquanto cantava "Billie Jean".
 Michael impressionou tanto, que depois dessa performance o cantor foi intitulado de Rei do Pop, pela magia que ele impôs ao performar uma canção.





Além do titulo de Rei do Pop, Michael ainda levou 2 AMA's e 2 Grammy's com "Billie Jean" em 1984. Alias nesse Grammy, Michael levou 8 estatuetas para casa, se tornando assim o maior artista a ganhar um Grammy em uma noite. O cantor ainda ganhou o seu nome na calçada da fama, lugar que é um dos mais visitados até hoje pelos turistas.
Depois de tudo isso, Michael não podia deixar de fora dos seus shows uma musica como "Billie Jean" e é como já foi dito, quando essa musica começava os fãs iam a loucura. Michael mostrava presença de palco, e uma habilidade de dança incrível durante a sua performance solo no palco.
Durante alguns anos, o Rei do Pop começou a acrescentar fundamentos do hip hop nas performances de "Billie Jean". Como no exemplo na "Dangerous Tour" o cantor além de fazer o Backslide (Moonwalk),o cantor ainda usa alguns movimentos de Popin, Sapateado e Locking. Na "HIStory Tour" (que na minha opinião foi o auge de Michael em questão de técnica em dança) o cantor usa elementos de Waving, Popin, Locking, Slide e Robot, algo que ele fazia com perfeição.
Em 2003, no seu aniversário de 30 anos de carreira, foi a última que vimos Michael dando essa magia cantando "Billie Jean".

Nenhum comentário:

Postar um comentário